Explorando Fandoms: Por que só se fala de Guerra Civil da Marvel?





Há algum tempo, quando o filme que adaptaria o arco da Guerra Civil da Marvel foi anunciado, uma grande comoção aconteceu na internet, principalmente em redes sociais como Twitter e Facebook. Em meio a isso, percebi que algumas pessoas não sabiam muito sobre o que se tratava e qual o motivo de tamanha agitação nos fãs. A seguir, uma explicação resumida sobre o futuro filme que promete ser uma das mais incríveis adaptações de HQs para cinema. 
E você? Sabe por que a adaptação da saga Guerra Civil é tão importante?









Em Outubro de 2014 a Marvel convocou uma coletiva de imprensa para divulgar o que seriam grandes revelações. Nesse dia, foram mostrados os próximos lançamentos cinematográficos do estúdio e suas respectivas datas. Entre tantas novidades, como “Doutor Estranho”, “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita parte I e II”, um especificamente chamou a atenção dos fãs: “Capitão América: Guerra Civil”. A internet veio a baixo e só se falava nisso. Finalmente, os fãs teriam o arco de tanto sucesso adaptado ao cinema. E esse sucesso começou muito antes do filme ser confirmado, mais precisamente em 2006, quando as HQs foram lançadas. 

Divulgação de próximos lançamentos da Marvel Studios


A História da Guerra Civil Marvel

Resumidamente, a Guerra Civil das HQs começa após um desastre em Stamford, causado por uma luta entre heróis e vilões que resulta em uma explosão matando centenas de pessoas. Após o ocorrido, o Governo Americano começa a considerar a criação de uma nova lei, chamada “Lei de Registros de Super-Humanos”, que consiste em, como o nome já sugere, que todo ser com habilidades especiais deve revelar sua identidade e se registrar. Desse modo, haveria um certo controle e precaução por parte do governo Americano com os super-humanos. 
Ao perceber o tratamento hostil de algumas pessoas com heróis após o acontecimento em Stamford, Tony Stark, o Homem de Ferro, resolve apoiar publicamente a lei. Em contra partida, Steve Rogers, o Capitão América, fica completamente contra o registro, se tornando, portanto inimigo do governo e se vendo obrigado a fugir, passando a ser foragido. Rogers cria então um grupo de oposição a essa lei, os chamados “Vingadores Secretos”, enquanto Stark também se torna um líder do movimento a favor do Registro de Super-Humanos.
Até que esses grupos começam a se enfrentar em diversas batalhas defendendo seus ideais e tentando conseguir mais heróis para se juntarem a sua respectiva causa. Essas batalhas geram ainda mais destruição e até mesmo mortes surpreendentes. 
Envolvidos nessa guerra estão, além do Capitão América e o Homem de Ferro, vários heróis, tais como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Demolidor, integrantes do X-men entre outros. 

O site HQs onlines possui disponível para leitura e download todas as HQs que integraram a Guerra Civil. 




Por que esse filme pode ser tão épico? 

➨ Primeiramente porque a saga de HQs é uma das mais queridas de todos os tempos, tendo sido sonho dos fãs desde sempre vê-la adaptada para as telonas. Nem precisa dizer que é praticamente certo um grande sucesso de bilheterias. 

➨ A ideia em si é genial. Estamos acostumados a ver combates entre heróis e vilões. Mas sobre assistir um confronto épico entre heróis e heróis? Desse modo é mais difícil escolher “um lado”, por assim dizer, já que depende do ponto de vista de cada um, não havendo um certo e um errado que esteja tão óbvio. 
Veja bem, estamos sempre do lado dos mocinhos por predefinição (ainda que as vezes os vilões sejam muito mais legais), portanto não há o que analisar. Mas e quando ambos os lados são considerados “mocinhos”? É uma ideia bem interessante e incomum, pois começaremos a ver lados dos heróis que ainda não foram explorados e que mostrarão que  eles não são tão “perfeitos” assim.

➨ Duas palavras: Batalhas colossais. Imagine as incríveis e memoráveis cenas de batalha que iremos ver. Ainda que nem todo filme de heróis agrade completamente os fãs, o que nunca deixa a desejar são as ótimas e bem produzidas cenas de ação. Uma Guerra entre heróis. Quão épico isso pode ser? 

➨ Há ainda a possibilidade de que mais heróis sejam introduzidos (e até vilões), pois sendo a Guerra Civil uma saga de grande escala, é necessária a participação de mais personagens do que os que já conhecemos em franquias de filmes. 

➨ Será provavelmente um filme muito mais sério. Esqueça todo aquele tom humorado que está presente em boa parte dos filmes da Marvel. É uma Guerra, afinal de contas! Prepare-se para grandes surpresas e momentos sombrios. 


E os pontos baixos? 

Pois é, como nem tudo são flores, existem alguns fatores que podem acabar atrapalhando o filme. O principal deles está relacionado com os direitos autorais de personagens. 

➨ O que acontece é o seguinte: ainda que existam vários filmes que adaptaram histórias da Marvel Comics, nem todos são dos mesmos estúdios. Os filmes do Homem-Aranha, por exemplo, pertencem à Sony. Já os filmes dos X-men, pertencem à Fox, enquanto os Vingadores (e todos os seus integrantes) pertencem à Marvel Studios. Essa é a razão por exemplo, do escudo do Capitão América ser descrito em seu filme como feito apenas de Vibranium, quando na verdade também é feito de Adamantium. Isso acontece porque os direitos da palavra “Adamantium” (liga metálica que também forma o esqueleto do Wolverine) pertencem à Fox. Desse modo é quase impossível que heróis de outras franquias apareçam no filme Capitão América 3, destruindo assim boa parte dos sonhos dos fãs.

➨ Há uma pequena possibilidade de acontecer um acordo entre os estúdios, sendo esse o principal desejo do público. Um tempo atrás foi até divulgada a informação de que Marvel Studios e Sony estariam tentando entrar em acordo sobre a aparição do Homem-Aranha (personagem de grande importância na Guerra Civil) no filme. Mas nada foi confirmado até o momento. A dificuldade está no fato de que, a partir do momento que Peter Parker fosse introduzido no universo dos Vingadores, ambos os universos deveriam coexistir, sendo necessária algumas referências de um filme em outro. Não faria sentido posteriormente, por exemplo, uma batalha em Nova York com os Vingadores sem a participação do Homem-Aranha. 
Então esse contrato é muito mais complicado do que possa parecer, e foi considerado até a escolha de outro ator para interpretar Parker (pobre Andrew Garfield) na Guerra Civil. Dizem que até o nome de Tobey Maguire (Peter Parker da primeira trilogia, de Sam Raimi) foi cogitado. 

➨ Além de tudo isso, há a preocupação em relação ao roteiro. Uma história que levou muitas e muitas HQs para ser contada é grande demais para ser adaptada em apenas um filme. Assim, é necessário que a saga seja compactada e diversas coisas sejam cortadas. Mas até onde o roteiro pode ser modificado sem estragar a essência das HQs? Quais serão os momentos e personagens que terão de ficar de fora da adaptação? E até onde isso pode interferir na história e suas consequências? Tudo deverá ser feito em uma escala bem menor, algo preocupante para os fãs mais assíduos. 



O filme está previsto para Maio de 2016, ou seja, todas essas perguntas não demorarão muito para serem respondidas. 
Ainda temos em Abril de 2015, o novo filme dos Vingadores, "Era de Ultron", que pode já servir de algum modo como introdução à Guerra Civil. 
No trailer do filme foi visto que Stark aparentemente terá alguns conflitos com outros integrantes dos Vingadores. Mantendo essa linha, facilmente começaremos a ver alguns aspectos da guerra que está por vir. 

De qualquer modo, "Capitão América: Guerra Civil" é um filme que deixou milhões de fãs ansiosos e criou grande entusiasmo pela fase 3 de filmes da Marvel. Só nos resta esperar por essa tão sonhada adaptação e torcer para que a realidade seja tão boa quanto expectativa. 

Agora você não tem mais motivos para não ficar ansioso por esse filme também.


Update: em 9 de fevereiro de 2015 a Marvel confirmou o acordo com a Sony, onde os dois estúdios dividirão os direitos do personagem. Em 28 de julho de 2017 será lançado o primeiro filme da nova franquia do aranha, onde haverá uma coprodução. Ainda não se sabe se o personagem estará presente em "Capitão América: Guerra Civil", e é provável que ele não seja Andrew Garfield, já que esse acordo representa uma nova franquia, ou seja, um reboot. 






2 comentários

  1. Estou ansiosa para ver o que vai rolar! Ainda mais agora que há a possibilidade do nosso querido Homem Aranha ser finalmente um vingador, já que a Sony e Marvel entraram em acordo! Vamos acompanhar os próximos capítulos disso que já é quase uma novela! KKKK Ha, estou te indicando para uma Tag lá no blog! Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim! Foi a melhor notícia do ano, e acredito que Sony e Marvel se unindo só trarão lucros para ambos os estúdios, pois é o que os fãs queriam desde o início! A pena é que não vai ser o Andrew Garfield a interpretar o cabeça de de teia, porque sempre achei ele perfeito pro papel. Mas, temos que aguardar as próximas notícias dessa novela como você mesmo disse! kkkkk
      Obrigada pela tag, já vou postar! Um abraço ;)

      Excluir