Com a décima terceira temporada de Supernatural prestes a estrear, é uma pergunta meio inútil a se fazer, mas ainda assim é uma questão que divide opiniões em meio ao fandom de Supernatural (a família de Hunters). É fato que, mesmo que alguns fãs concordem com isso, não podemos negar que a audiência da série continua alta mesmo depois dos anos. Estamos no ar desde Setembro de 2005, o que faz da série uma das mais longas da história, mas levanta a análise de saber quando é a hora de parar. Será que Supernatural já chegou nessa hora?
Continue lendo
Recentemente comecei a assistir todas as temporadas novamente, fazendo maratonas todas as noites e, como uma boa Hunter, voltei a consumir muito do fandom, como entrevistas, curiosidades, convenções e etc. Em certo momento, vi que Eric Kripke planejava escrever somente três temporadas, ou seja, a história seria finalizada com o Dean indo para o inferno. Com um grande potencial nas mãos, foi decidido que haveriam mais duas temporadas, sendo assim, o fim da série seria o Sam se sacrificando e pulando na jaula. Foi nesse ponto que Kripke se despediu da série e deixou de ser a mente por trás dos episódios. A partir desse momento, muito aconteceu.
Por que o fim da Quinta temporada foi tão icônico?
Depois de quatro temporadas, os Winchesters já haviam lutado contra Wendigos, Vampiros, Lobisomens (R.I.P. Madison), Metamorfos, Demônios, Anjos e etc... Após uma trágica briga entre os irmãos por causa de Ruby (aquela pilantra), Sam escolhe um caminho sem volta, e ao perseguir uma vingança cega contra Lilith, ele desencadeia o Apocalipse ao libertar Lucifer de sua jaula. A quarta temporada foi toda baseada em evitar que isso acontecesse, porém no fim os esforços foram em vão. A dimensão desse desastre era basicamente, o fim do mundo. Então, em outras palavras, depois do fim do mundo não poderia haver nada, certo? Errado.
Temos uma quinta temporada com vários planos mirabolantes, até por fim Sam compreender que ele deveria dizer sim para Lúcifer (que por ser um anjo, só poderia possuí-lo com seu consentimento), e lutar para assumir o controle por alguns segundos e pular de volta para a jaula.
Analisando que para Lúcifer conseguisse sair da jaula era necessária a quebra de diversos selos, não haveria como o Dean tirar seu irmão da jaula, sendo desse modo para muitos (inclusive para mim, que chorei largado na primeira vez que assisti o episódio - e todas as vezes seguintes) uma morte sem volta. Além de toda essa carga emocional que o episódio já carregava, temos uma introdução narrada por Chuck, explicando a história do Impala (aka baby) e do que o carro representava para os irmãos. É então que no clímax da season finale, temos aquela linda e inédita edição de partir corações, com vários dos momentos mais emocionantes dos irmãos, que representam Sam se lembrando de quem é e assumindo o controle para, finalmente, se sacrificar.
Aliás, preciso colocar essa cena aqui de novo, porque ela é ótima.
Por que deveria ser o fim da série?
Bobby, Sam e Castiel estão mortos. Dean está todo machucado e tem uma promessa a cumprir: a de largar a vida de caçador e "sossegar". Ele até já tem um lar para recomeçar, o de sua antiga namorada Lisa e o filho dela, Ben. Não teria porque continuar depois de tudo aquilo. Jared Padalecki (ator que interpreta o Sam) e Jensen Ackles (ator que interpreta o Dean) já declararam que acreditam que o final da série deveria ser a morte de um dos irmãos, ou até mesmo dos dois, já que enquanto houver algum monstro ferindo pessoas, eles estarão na ativa caçando, então a série não poderia ter um fim. Desse modo, a quinta temporada poderia ser um ótimo ponto final.
Mas a sexta temporada foi ruim?
Claro que não, mas a qualidade decaiu um pouco. Alguns dizem ser por conta da saída de Kripke e outros por estarem tentando encher linguiça. Era um caminho incerto a se seguir, já que estavam fugindo da história original. A sexta temporada teve altos e baixos, mas conseguiram manter bem os episódios, incluindo novas mitologias e o hilário episódio "The French Mistake". Ainda assim, não era previsível o quanto a série deveria durar. A parte ruim é que, depois de Sam e Dean morrerem e voltarem tantas vezes, suas mortes não são mais tão preocupantes ou emocionantes, já que sabemos que eles vão voltar, então por exemplo, o susto no fim da nona temporada não foi o Dean morrer, mas ele voltar como Demônio, já que sabíamos que morto ele não ficaria por muito tempo (e nem demônio ele ficou por muito tempo né, mas enfim...).
O que perderíamos caso a Quinta temporada fosse de fato a última?
Muita coisa, muitas cenas épicas e personagens queridos. Não teríamos Charlie, Kevin, Linda, Hannah, Metatron, Abbadon, Henry Winchester, os Leviatãs, os Homens de Letras, Rowena, a mãe de todos... Não teríamos um melhor desenvolvimento de Crowley, o retorno de Mary, o resgate de Bobby do inferno. Não teríamos o "retorno" do relacionamento dos irmãos, que oficialmente ocorreu no episódio especial de número 200. Não teríamos o Sam sem alma ou Deanmon, ou o Dean admitindo que curtiu uma música da Taylor Swift. A verdade é que o enredo da série não tem limites, a partir do momento que pode-se ter episódios individuais com monstros razoavelmente comuns e tramas maiores, como o Purgatório, os anjos caídos e as placas. Eles já enfrentaram deuses nórdicos, gregos e egípcios, fadas (ok, esse episódio foi uma viajada legal), dragões, cavaleiros do apocalipse e tantos outros seres, mas existe tanta mitologia possível que são infinitas possibilidades (to esperando inclusive até hoje os caras enfrentarem o Saci).
Supernatural devia ter acabado na quinta temporada?
Sim e não. Sim quando dizemos que o último episódio da quinta temporada deveria ter sido o último da série, ainda que com suas devidas adaptações, já que muita coisa aconteceu desde então. Sam estaria morto por ter se sacrificado pela humanidade, acabando com o maior mal que poderia nos atingir: o Apocalipse. No episódio "The End" por exemplo, tivemos uma ideia do que aconteceria caso o plano dos Winchesters não funcionasse, com as pessoas morrendo em tragédias ou infectadas pelo vírus Croatoan. Então seria um último ato nobre do irmão mais novo, que teve a infelicidade de ser escolhido pelo Olho Amarelo, se despedindo e dando paz ao seu irmão mais velho, que deixaria a vida de caçador por ele. Já que a prisão de Sam significaria também a prisão de Lucifer, Dean não seria tão egoísta de arriscar libertar os dois e causar novamente o fim do mundo. Bobby e Castiel não voltariam e teriam servido ao seu propósito. Dean seria o unico veterano da Guerra que sobrou para contar a história.
Em contrapartida, a série não deveria ter acabado na quinta temporada, já que nos foi comprovado entre altos e baixos que ela tem sim potencial pra durar tantos anos. Só talvez devessem ter guardado o plot da season five pra ser o fim da série, ainda que ela fosse utilizada só na temporada 18, ou 20, ou seja lá quanto tempo a série vá durar. A maior preocupação dos Hunters é se os produtores conseguirão algo tão bom quanto o 5X22, e se farão jus a qualidade da série até seu fim.
Viagem da autora do Blog
Não digo que essa seja uma teoria minha, até porque é bem provável que alguém já tenha levantado essa questão em algum fórum, mas e se a quinta temporada foi realmente o fim e o restante dos episódios sejam uma visão de Sam ainda dentro da jaula? Desse modo, ele poderia evitar que Castiel o tirasse do inferno, e por saber do futuro, poderia avisá-lo da placa dos demônios, o permitindo fechar o inferno e impedir os planos de Crowley e consequentemente a saída dos Leviatãs. Ele não cairia no jogo de Metatron, e poderia evitar mais um monte de coisas, como a morte do Kevin. E talvez o fim da série seja Sam ainda no inferno acabando com todos o mal que viria acontecer. Ele permaneceria lá e talvez o Dean não soubesse de nada.
Eu sei, eu sei, é uma viagem né? Mas tanto fã defende a season finale da quinta temporada que vai que os autores escutem e façam algo assim. Conseguiram inserir Dastiel do modo mais improvável no episódio 200, então tudo é possível né.
A verdade é que para nós fãs, o lema é "manda mais que tá pouco", então enquanto houver episódios, nós vamos assistir. A série pode se perder, pode ter plot twists de nos deixarem pasmos, podemos até eventualmente xingar os roteiristas, mas continuaremos firmes e fortes.
Porque no fim das contas, é tudo sobre salvar pessoas e caçar coisas: o negócio da família.
Nenhum comentário