As melhores escolhas de elenco (Edição HQs) - Top 10



Sabe aquele personagem que você assiste na TV ou no cinema e não consegue imaginar sendo vivido por outro ator? É isso que vou listar hoje: 10 vezes que a produção acertou em cheio na escolha do elenco que daria vida a um personagem de HQ.
Seja na aparência física quanto na interpretação, já não conseguimos desvencilhar o ator do personagem, e ainda que ele faça outros trabalhos tão bons quanto, permaneceremos com a imagem de sua versão heroica em mente.



10 - Grant Gustin - Flash



Fazia um bom tempo desde a última vez que tivemos um Flash de carne e osso para acompanhar, até que em 2014 a CW nos proporcionou uma nova experiência ao por no ar a série "The Flash". Atualmente em sua terceira temporada, acompanhamos a vida de Barry Allen como o homem mais rápido que existe, e temos Grant Gustin nesse papel. Ainda que a série tenha demorado um pouquinho pra engrenar, logo fomos conquistados pelo carisma de Gustin que consegue trazer a leveza e o humor que são singulares no Flash, além de seu ótimo talento para cenas dramáticas e muito dinamismo em cenas de ação. Agora só falta conferirmos se Ezra Miller vai conseguir se sair bem na versão de Barry Allen para as telonas, já que a nossa versão das telinhas já está aprovadíssima.


09 - J.K. Simmons - J. Jonah Jameson



Além de ter que enfrentar vilões do naipe do Duende Verde e do Doutor Octopus, Peter Parker ainda tem que suportar o assustador (porém hilário) J. Jonah Jameson como chefe em seu emprego no Clarim Diário. Na primeira trilogia cinematográfica com direção de Sam Raimi (no longínquo ano de 2002),  tivemos o brilhante J.K. Simmons no papel do dono do jornal, e facilmente nos identificamos com ele, sendo o clássico personagem que amamos odiar. Simmons soube sem dúvida alguma balancear seriedade e humor ao estar interpretando o sujeito que sempre está em pé de guerra com o Homem Aranha, porém não vive sem tê-lo estampado nas capas de seus jornais. JJJ é sem dúvida um personagem que rouba a cena e que virou até meme, tamanha sua expressividade e inclinação para tirar risadas do público. 
Ainda que seja cedo pra falar isso, provavelmente o veremos brilhar novamente, só que dessa vez como personagem da DC Comics, já que em "Liga da Justiça" o teremos no papel do Comissário Gordon. Nem é dúvida que ele vai arrasar, né?


08 - Charlie Cox - Demolidor


Bastam algumas cenas para Charlie Cox nos convencer de que a Netflix escolheu direitinho o protagonista de uma de suas melhores séries. O Demolidor é um personagem solitário, corajoso e, ainda com suas limitações, heroico. O Matt Murdock de Cox tem um jeito calmo de lidar com as pessoas, passando confiança e segurança como o incorruptível advogado da "Nelson and Murdock". Ao mesmo tempo, ele não deixa a desejar como o herói que luta pela justiça a noite, com cenas de lutas bem realistas, além do leve mistério um tanto quanto assustador do demônio de Hell's Kitchen. A verdade é que ele sabe mostrar quando o bagulho ficou sério, e quando isso acontece, a única coisa que resta pros bandidos é correr para as colinas. 
Cox administra esses dois lados do personagem com maestria, além de ter a difícil tarefa de nos fazer acreditar que ele é de fato cego (e até nisso ele é muito convincente).
Charlie Cox não merece Palmas, ele merece o Tocantins inteiro (BaDumTss).

07 - Michael Fassbender - Magneto



Que o Sir Ian McKellen foi um Magneto espetacular, isso nós já sabemos. Mas foi em 2011 que Michael Fassbender recebeu a difícil missão de continuar como uma versão mais nova de um personagem já bem aceito pelo público, tendo que fazer jus a atuação de McKellen (em outras palavras,  ele não podia fazer feio). A resposta da aceitação dos espectadores está nos três filmes (o quarto está a caminho) de sucesso em que ele brilhou como o mutante que controla o metal. 
Há quem diga que Magneto é um vilão e outros que concordem com suas ideias, e o talento de Fassbender está refletido na facilidade que ele tem em interpretar essa dualidade, conseguindo demonstrar tanto crueldade (do tipo quase psicopata) quanto tristeza (capaz de nos fazer repensar e se compadecer pela dor do personagem). Desse modo, não há comparações entre "o novo" e "o velho" Magneto, mais um complementa o outro de uma forma equilibrada - mesmo em uma linha do tempo razoavelmente confusa.
Mas é fato que, se o próprio Ian McKellen te abençoou como seu sucessor, é porque você está fazendo seu trabalho muito bem.


06 - Hugh Jackman - Wolverine



Ainda que esse infelizmente não seja mais o Wolverine - já que sua despedida ocorreu no filme "Logan" - não podemos deixar de citar o grande Hugh Jackman que deu vida a um personagem tão icônico por longos anos. A aparência física já é surpreendentemente similar (mesmo que ele não tenha usado o uniforme oficial nas telonas), mas a sua personalidade foi se moldando ao longo dos filmes, nos convencendo de modo permanente que aquele era sim o Carcajú saído dos quadrinhos e que agora estava ali, em carne e adamantium.
É impossível não gostar da atuação de Jackman que marcou toda uma geração, que mesmo inconscientemente, sempre irá assimilá-lo com o feroz mutante. A dedicação de um trabalho de uma vida vai gerar sucesso eternamente, mesmo agora em sua "aposentadoria", pelo carinho e a admiração que ele conquistou do público, coisa que só os grandes conseguem. 


05 - Margot Robbie - Arlequina


Quando foi anunciado como Harley Quinn o nome da então não tão conhecida Margot Robbie, a internet veio a loucura. Que ela era linda, isso era óbvio, mas será que ela conseguiria desempenhar bem o papel de uma personagem tão irrisória quando Harley? A resposta é um grande e sonoro SIM! Robbie é espetacular por ser uma "psicopata meiga" que é louca e por vezes muito má, mas que nos conquista pela inocência e delicadeza. Bem humorada e sarcástica, ela rouba a cena sempre que aparece em "Esquadrão Suicida", e já não podemos imaginar alguém melhor para representar a Arlequina do que ela. 
Impossível não amá-la e torcer por ela, coisa bem difícil de acontecer quando se trata de um vilão, mas Margot tirou de letra e já conquistou uma legião de fãs mesmo com a má recepção do filme. Ainda que com uma nova roupagem, ela continuou com a alma de Harley (ainda fazendo uma ótima referência a sua roupa oficial preta e vermelha) e nos fez perguntar: Onde você estava esse tempo todo, mulher?!?! 

04 - Henry Cavill - Superman


Mesmo calado Henry Cavill nos convence facilmente que é o Superman, já que ele é quase idêntico ao nosso querido personagem, seja na estrutura forte ou nos traços faciais. É até bem provável que se você encontrar com ele em algum momento aleatório do dia, como no caso de ele estar fazendo compras na feira (tá bem, não é possível isso acontecer, só acompanha meu raciocínio) mesmo que ele esteja de bermuda e chinelos, você vai reconhecer ali o sobrevivente de Krypton. 
Mas além disso tudo (já que não só de aparência se faz um bom personagem), Cavill tem o dom de transmitir bondade só com um olhar, demonstrando o instinto protetor e a vontade de salvar o mundo que são marcas registradas do Superman. Acreditamos de fato que ele voa, tem visão de raio laser e de que seria uma grande burrice querer ver ele irritado (sem referência intencional ao Hulk), já que mesmo gentil, Cavill sabe expressar raiva e ameaça em batalhas. Destaque para a cena em que Superman precisa, contra sua vontade, matar Zod, onde Henry nos fez acreditar que verdadeiramente não queria fazer aquilo, já que o herói se esforça para jamais tirar a vida de alguém.


03 - Ryan Reynolds - Deadpool


Ryan Reynolds é a prova viva de que é errando que se aprende. Isso porque depois do não tão querido filme "Lanterna Verde" e de uma participação de qualidade duvidosa em "X-men: Origens - Wolverine" (ambas brilhantemente zoadas em "Deadpool"), ele retornou no papel do Mercenário Tagarela em um filme muito pedido pelos fãs. O que acontece é que em "X-men" ele foi um personagem mal aproveitado, porém muito bem representado por Reynolds, tanto que houve uma comoção na internet para que ele tivesse uma segunda chance, e contrariando todas as probabilidades, a Fox atendeu, produzindo um filme muito fiel aos quadrinhos - foi um Dream Cast que funcionou. Ele tem o humor negro de Wade Wilson, sarcástico e ácido, sendo um referenciador muito bom (tão bom que até o Capitão América entenderia), e ainda fez, com muita perfeição a quebra da quarta parede - que é quando o personagem em questão sabe que é um personagem, e por vezes conversa com o espectador/leitor - fato que é bem característico do Deadpool nas HQs.
O segundo filme do anti-herói já está em produção e não restam dúvidas de que repetirá o sucesso do primeiro só pelo fato de ter como protagonista um mestre na atuação que conhece bem quem está interpretando e se esforça de verdade para ser fiel (coisa rara hoje em dia). 

02 - Robert Downey Jr. - Homem de Ferro




Esse aí já nem sabemos distinguir quem é quem, já que corre na internet um boato de que Robert Downey Jr e Tony Stark são a mesma pessoa (e você sabe, se tá na internet é verdade). Brincadeiras a parte, é provável que nem Robert tivesse ideia da proporção que o filme de 2008 ia tomar (iniciando essa era "Vingadores"), mas principalmente, essa aceitação do público com o personagem que acabou se tornando um dos mais queridos da cultura pop, com fãs que vão desde crianças que acabaram de descobrir o mundo dos heróis, como de fãs assíduos e antigos das HQs da Marvel. O humor singular de Tony é ótimo não só pelo timing perfeito de Downey Jr, mas também pela naturalidade que não se permite ser um personagem forçado. Ele parece se sentir muito confortável interpretando Stark, e isso fica bem claro em todas as cenas, sejam elas de ação, humor ou mesmo em diálogos mais sérios. Até porque interpretar um gênio bilionário que também é playboy e filantropo não é pra qualquer um.


01 - Heath Ledger - Coringa


Diferente do restante da lista, essa foi uma interpretação nova e ainda inédita nas telonas. Isso porque, mesmo sendo um vilão, o Coringa tinha, até então, uma aparência mais caricata e leve, como a versão de Jack Nicholson no filme "Batman" de 1989. Mas aí chegou o Heath Ledger e acabou com isso tudo, mostrando uma nova visão de um personagem muito conhecido, e fazendo o "velho" Coringa ser novo outra vez. É espantoso ver a desenvoltura de Ledger como o palhaço do crime, um psicopata sádico, cruel e brilhante, que transmite terror mesmo sem falar nada. Com uma personalidade volúvel que caminha numa tênue linha entre loucura e sanidade, ele reproduziu finalmente para o cinema, o lado desumano do maior inimigo do Batman que os fãs tanto desejavam ver.
Há quem diga que esse papel custou a vida de Heath, que mergulhou de cabeça na história e estudou a mente do Coringa de modo que, mesmo em uma nova forma, não perdeu a essência e permaneceu fiel aos quadrinhos. Todo esse esforço foi reconhecido não só pelo público, mas no recebimento de um Oscar de melhor ator. Ledger infelizmente viu pouco do carinho e admiração que o mundo passou a ter por ele após essa espetacular atuação, mas seu legado permanecerá marcando a história da sétima arte, sendo ele para sempre, o rosto do nosso Joker.





E aí, gostou? Concorda com a lista? Foi complicado resumir e colocar apenas 10 atores, já que com essa explosão do mundo dos heróis nas telonas e telinhas, temos recebido uma infinidade de boas representações.
Por conta disso, em breve estarei postando a Parte II do TOP.
Quanto aos filmes/séries de super heróis, só tenho uma coisa a dizer: manda mais que tá pouco!



Nenhum comentário