Vale a pena Conferir: Livro "O Peso do Pássaro Morto" de Aline Bei

 


Depois de um longo período sem escrever sobre nada aqui no blog, resolvi retornar aos tempos de resenha após ficar extremamente tocada com o livro “O peso do pássaro morto", de Aline Bei.

Peguei o livro emprestado com a minha chefe - e amiga, que fez uma escolha acertada ao indicá-lo mantendo os maiores segredos para que eu descobrisse sozinha. Acompanhe agora minhas impressões.



    A história acompanha a vida da personagem principal, que narra acontecimentos em diversas épocas de sua vida, dos 8 aos 52 anos. E isso é tudo que você, que ainda não a leu, precisa saber por hora.

    Comecei a ler o livro de uma forma despretenciosa e sem saber o que esperar, e essa foi a melhor forma de mergulhar na experiência de entender a personagem a fundo. A vemos crescer ao longo do enredo e da mesma forma que passamos a sentir como se a conhecêssemos, facilmente nos reconhecemos em pequenos detalhes e sentimos, através de uma empatia que nasce rapidamente, as dores e alegrias pelas quais ela passa.

    As páginas não são preenchidas em sua totalidade, por terem uma estrutura fora dos padrões, com poucas frases separadas em linhas irregulares, mas nem todas as palavras seriam capazes de explicar a sensação e profundidade da história. Ela é pesada, porém necessária.

    A narrativa consegue equilibrar leveza e angústia de uma forma muito orgânica, fazendo as transições de idade serem bem marcadas e realistas. É como se ao mesmo tempo que você recebesse diversos socos no estômago durante a leitura, junto deles viesse também um afago nos cabelos.



    “O Peso do Pássaro Morto” é um livro sobre muitas coisas. Tantas que não seria possível enumerá-las aqui. Existe perda, existe escolha, mas principalmente reflexão. Os relatos são cortantes e dolorosos de tão expressivos, surpreendendo o leitor pela capacidade que a autora teve em metamorfosear sentimentos em palavras.

    É um livro sobre a vida, e assim como ela, é acima de tudo, imprevisível. Pensei em diversas passagens que gostaria de dividir aqui, mas assim como devemos viver cada dia sem saber o que nos espera no amanhã, também deve ser assim com este livro maravilhoso. 

E se algumas lágrimas caírem enquanto você lê, não se preocupe: você ainda terá muitas para perder ao longo da vida.





5 comentários

  1. Menina, estou absolutamente encantada com a sua percepção sobre a história.
    Você consegui definir muito bem o que sentimos ao ler o livro.

    Parabéns. Vc é mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada! Fico muito feliz!
      É um livro muito tocante, né? Acho que todos deveriam ler, faz com que nós vejamos algumas coisas em uma nova perspectiva!

      Obrigada pelo comentário!
      Um abraço ;*

      Excluir
  2. Gostaria de ler esse livro já fiquei impressionado com o seu relato. Adoro seus textos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigada!!!
      Leia sim, é uma leitura rápida mas efetiva! Vale muito a pena!!

      Obrigada pelo comentário!!
      Um abraço ;*

      Excluir