Os melhores personagens secundários das animações


Com uma história que começou no início do século passado, as animações de longa metragem conquistaram um espaço fixo no gosto  do público, deixando de ser interesse exclusivo para crianças e agradando pessoas de todas as idades, com histórias cativantes e bem humoradas, se tornando referência na cultura pop atualmente. A melhor parte é que ainda que estejamos nos referindo a animais falantes ou carros com sentimento, os estúdios conseguem criar personagens interessantes e engraçados, e algumas vezes, criados originalmente para serem secundários, acabam roubando a cena e participando de algum momento memorável.
Listamos aqui 10 dos melhores personagens secundários de animações que desempenham muito bem esse papel de roubar a cena.


Dunga - Branca de Neve e os Sete anões (1937)


Começando com o primeira longa metragem de animação da Disney, temos um personagem que precisa arrumar espaço entre mais 6 anões, uma princesa, uma bruxa, um príncipe, animaizinhos fofos... E mesmo sem dizer  uma palavra, consegue arrancar gargalhadas com uma personalidade doce e desengonçada, sendo um dos anões mais devotados à Branca de Neve, e um dos mais corajosos também. Impossível não rir sempre que Dunga entra em cena com seu jeitinho desajeitado.


Mushu - Mulan (1998)


Se por um lado a animação "Mulan" é uma história motivadora inspirada em uma antiga lenda chinesa, com grandes ensinamentos e momentos dramáticos, o dragãozinho Mushu traz a leveza e o humor acentuado desde sua primeira aparição no filme. Ao ser convocado pelos espíritos ancestrais da família Fa para despertar o grande Dragão de Pedra, Mushu se vê encrencado quando acidentalmente destrói o tal Dragão, que era até então destinado a ser o guardião de Mulan na guerra. Sem outra opção, Mushu parte em segredo para acompanhar e ajudar a moça, mas dos modos menos convencionais possíveis. No fim, vemos que ele é sim um ótimo guardião, seja estando a frente dos soldados, escolhendo um "nome de homem" para Mulan, ou decretando desonra pra tu, desonra pra tua vaca...

Rei Julien - Madagascar 1, 2 e 3 (2005, 2008 e 2012)


Além de ser o rei mais amado, original, idolatrado, "viva todo mundo" de toda a ilha de Madagascar, o rei Julien é também um sábio líder, cantor, dançarino e exímio na arte de assoviar, pelo menos na cabeça dele. A verdade é que ainda que esse lêmure seja bem menos do que imagina, é impossível negar que ele seja uma das grandes estrelas da trilogia Madagascar, sendo hilário em todas as suas cenas e com algumas das melhores falas, como seu icônico "gigantes bocós" e sua clássica canção "Eu me remexo muito". Tanto foi o seu sucesso, que uma série derivada dos filmes foi produzida pela Netflix, com o Rei Julien como protagonista.
Destaque para seu ótimo dublador aqui no Brasil, Guilherme Briggs, responsável pela identidade nacional de sua Alteza Real. E em comemoração, QUEM QUER BOLINHO ANA MARIA?!

João Frango - Tá Dando Onda (2007)


Ainda que "Tá dando Onda" não seja um dos mais conhecidos longas de animação que existem, é impossível assistir o filme e não se encantar pelo personagem João Frango, um surfista que entra para a maior competição de surfe da ilha Pen Gu e lá conhece o pinguim que viria se tornar seu grande amigo, Cadu Marverick. A melhor parte sobre o João Frango é seu permanente otimismo, além de seu bom coração e seu jeito distraído, facilmente cativam o espectador. João é tipo o amigo que todos queríamos ter, que sempre ajuda a todos e consegue ver o lado bom das coisas, além de inquestionavelmente divertido.

Olaf - Frozen (2014)


Que "Frozen" seria tão bem recebido pelo público,  ninguém poderia prever. Mas basta o personagem Olaf aparecer pela primeira vez no longa para ser bem óbvio que ele seria um dos maiores destaques do filme, seja pela sua inocência ou sua personalidade levemente "ácida"  com ótimas falas, que constroem um boneco de neve muito amado na atualidade. Todas suas tiradas arrancam gargalhadas de quem assiste, além de ser fofo a ideia de um boneco de neve sonhar em conhecer o verão. Tudo isso combinado com a incrível dublagem feita por Fabio Porchat, fizeram o personagem icônico em pouco tempo.

Edna Moda - Os Incríveis (2004)


Criar os uniformes de combate dos maiores super heróis do mundo não é uma tarefa pra qualquer um. Mas tal responsabilidade é feita com maestria pela fantástica Edna Moda. Criada em 2004 para a animação "Os Incríveis", Edna é uma representação cômica dos designs de moda que valorizam sua profissão acima de tudo, e que se tornam verdadeiros artistas quando se trata de criar novos figurinos. Edna pensa em tudo, dos poderes até as situações externas que um herói pode passar, protagonizando cenas memoráveis onde mostra suas criações e age como a mulher forte e hilária que o público facilmente amou. Graças a ela que sabemos hoje que as capas são as verdadeiras piores inimigas dos heróis, portanto "NADA DE CAPAS!".

Professor Merlin - Shrek Terceiro - (2007)


Quando falamos de "Shrek" pensamos logo em personagens icônicos, como o Burro, o Gato de Botas, a Fiona... Mas estes personagens são tão essenciais a história, que passaram a ser também protagonistas, deixando assim de serem considerados "secundários". Foi então que de modo genial, no terceiro filme da série, foi inserido o personagem de Merlin, o ex-professor da escola de Artur, que parou de lecionar após ter um colapso nervoso. Ele é um velho feiticeiro meio hippie, que se alimenta de comida orgânica, tem uma terapia de gritos primais, consegue revelar os medos mais profundos das pessoas, além de aparentemente ser fã da Dionne Warwick. O hilário Merlin vive isolado na floresta por ser levemente descompensado, mas acaba se vendo obrigado a ajudar Shrek e seus amigos, e mesmo que sendo em uma cena bem rápida, ele é marcante na história, sendo impossível não rir com ele.

Kronk - A Nova Onda do Imperador (2000)


Todos nós temos um lado bom e um lado ruim, isso não é diferente com a bola da vez: o Kronk, de "A Nova onda do Imperador". Sendo mais um personagem brilhantemente dublado por Guilherme Briggs, Kronk é o braço direito da principal antagonista do longa, Yzma (mais feia do que briga de foice), e ainda  que ele se esforce muito para ser o capanga mais eficiente que se tem notícia, o seu lado bom por vezes atrapalha os planos da vilã, sendo ele o responsável pelo erro que vira a vida do imperador de cabeça pra baixo e serve de pontapé inicial para a história do longa. Kronk é engraçado nos pequenos detalhes, e mesmo sendo o "cara malvado" é impossível não amá-lo, ainda mais pelo seu talento como cozinheiro e seu provavelmente delicioso bolinho de espinafre. Ele também conseguiu ir além do seu filme original e ganhou um ótimo filme próprio, o chamado "A nova onda de Kronk".

Tom Mate - Carros 1, 2 e 3 (2006, 2011 e 2017)


Ele é o mais otimista e simpático morador de Radiator Springs, uma cidadezinha próxima a Rota 66 no desenho "Carros", sendo imediatamente o único que tenta se aproximar do protagonista Relâmpago McQueen após este destruir boa parte da estrada e ser mal visto pelos outros moradores da cidade. Mate é um carro bem simples, humilde, enferrujado até, que acredita no melhor de todas as pessoas e sempre trata todos com muito carinho e bom humor. Ele sonha em andar de "helicócoro" e se alegra com as coisas pequenas do dia-a-dia. A verdade é que é impossível não amar esse carrinho agradável desde sua primeira aparição no filme, roubando a cena com seu sotaque e seu sorriso torto.

Dory - Procurando Nemo / Procurando Dory (2003, 2016)

Quando em 2003 a Disney e a Pixar lançaram o inesquecível "Procurando Nemo", todo mundo aprendeu que quando as coisas ficam difíceis nós precisamos continuar a nadar, nadar, nadar... Isso porque uma certa peixinha azul conquistou o coração de todo mundo ao ajudar o peixe palhaço Marlin a encontrar seu filho Nemo que havia desaparecido. Até aí nada demais, não fosse pelo seu peculiar problema de perda de memória recente (problema de família, pelo menos eu acho que era...) o que a deixa extremamente engraçada e até mesmo comovente. Mesmo com a grande limitação, Dory se esforça para ajudar o novo amigo, sair de enrascadas e atravessar o oceano, mantendo sua inocência, doçura e nos ensinando a falar baleiês. Dory também é aquela personagem que todos nós gostaríamos de ter como amiga, e assim como Mate e João Frango, sua habilidade de ver o lado bom nas coisas ruins é admirável e inspirador. Tamanho seu sucesso levou a Disney a lançar 13 anos depois um filme que teve a peixinha como protagonista, o igualmente ótimo "Procurando Dory", alegrando fãs de todas as idades. Ela é tão memorável que nos fez até guardar o endereço do dentista Australiano "P. Sherman, 42, Wallaby Way, Sydney".
E em caso de dúvidas, não esqueçam:

Continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar...


Um comentário

  1. Que matéria legal! Geralmente é o tipo de lista que ninguém ousa fazer, porque poucas pessoas pensam nisso, achei o máximo. Sempre fui fã dos filmes infantis, eu gosto por que em cada produção procuram incluir uma mensagem e não somente para os pequenos, pois podemos aprender muito destas produções e nos divertir ao mesmo tempo. Quando assisti o filme na pedro coelho estreiaPedro Coelho me encantei, porque todos os personagens são clássicos e essa história é incrível. Eu achei o máximo

    ResponderExcluir