Explorando Fandoms: O Clã Belmont de Castlevania























No dia 7 de julho de 2017 estreou na Netflix a série animada de Adi Shankar "Castlevania". Com uma primeira temporada de 4 episódio com duração de 30 minutos cada, a produção deixou muito fã com água na boca pela continuação, só que o que algumas pessoas não sabem é que a história é baseada em uma série de jogos de video game que faz sucesso há mais de 30 anos e possui vários títulos em diversas plataformas. 
Se você nunca jogou, não tem problema, pode assistir sem medo que para os primeiros episódios, a Netflix deixou a história bem amarrada. Ainda assim, somos apresentados a alguns personagens enigmáticos com um passado não muito claro, como um misterioso caçador que diz ser de um antigo clã de caçadores com uma história com vampiros. E é sobre isso que irei falar hoje.



Não teremos muitos Spoilers da série animada, mas sim da série de games



Na série temos como principal antagonista o poderoso vampiro Dracula, que após ter sua esposa Lisa assassinada pela igreja que a acusava de bruxaria (o que na verdade ela não praticava), ele se revolta contra a humanidade e libera sua fúria como vingança contra aqueles que tiraram dele seu grande amor. Em meio ao caos, conhecemos Trevor Belmont, um habilidoso caçador que conhece maneiras de se derrotar vampiros, além de um chicote único que tem o poder de matar vampiros e foi passado em sua família por várias gerações até chegar nele.
O personagem Drácula é o vilão de praticamente todos os jogos da franquia, porém Trevor é o protagonista do terceiro título de Castlevania, o chamado "Castlevania III: Dracula's Curse". Ainda que Trevor tenha participações em outros jogos da série, é essa história que na época foi lançada ainda para o NES (carinhosamente conhecido como Nintendinho), que a Netflix se baseou na criação da série.


Imagem de Castlevania III: Dracula's Curse (sim, aquele ali é o Trevor)




















O Clã Belmont tem presença carimbada na história dos jogos, com caçadores ilustres como Simon, Richter e Christopher Belmont, sempre combatendo o mal. Justamente por essa associação com as forças das trevas, os membros da família sempre foram vistos com maus olhos pela sociedade, fato que é mostrado na produção da Netflix. Porém foi em 2003 que a Konami lançou o jogo "Castlevania: Lament of Innocence", que ainda não tendo sido o primeiro a ser lançado da franquia, é o primeiro na ordem cronológica por se passar no ano de 1094 e explicar a origem do Clã Belmont e do próprio Drácula.
Eu tive a oportunidade de jogar além de Lament of Innocence, "Castlevania: Symphony of the Night", "Castlevania: Curse of Darkness" e "Castlevania: Lords of Shadow", porém LoI é sem dúvida meu favorito. Então vamos a história.



A História de Drácula e do Clã Belmont



Na Idade Média, mais precisamente em 1094, existiam cavaleiros que lutavam pela paz e defendiam a Igreja contra hereges, porém uma Companhia se destacava pela bravura e habilidade em combate, graças a dois cavaleiros:  Leon Belmont, um Barão, e Mathias Cronqvist, um homem muito bem educado em uma sociedade que em maior parte era analfabeta.
Grandes amigos, confiavam um no outro e venceram juntos muitas batalhas. Porém tudo mudou quando Mathias, após voltar de uma vitória, recebeu a notícia da morte de sua amada esposa Elizabetha. Sua dor foi tanta, que em seu pesar ele entrou em depressão chegando a ficar doente. Nesse estado ele não tinha como continuar a lutar, então Leon continuou sozinho, e ainda assim vitorioso.

Mathias Cronqvist e Leon Belmont


















Um ano se passou, até que certo dia um misterioso exército de monstros apareceu nos domínios de Leon, porém devido a dificuldades que as Cruzadas estavam passando, a Igreja queria que focassem apenas em lutar contra pagãos, proibindo qualquer outro tipo de batalhas, inclusive contra monstros.
Porém Mathias foi até Leon e lhe deu a informação de que esses seres estavam relacionados a vampiros, e um deles havia sequestrado a esposa de Leon, Sarah. Com a localização do castelo do vampiro que a havia sequestrado, Leon partiu contra a vontade da Igreja renunciando seu título de Barão, e foi para a floresta salvar a vida de sua amada.

Chegando no local, Leon descobre que o vampiro se trata de Walter Bernhard, um ser sádico que gostava de sequestrar pessoas e fazer jogos com os caçadores que fossem salvá-las. Até o momento, ninguém jamais havia sobrevivido a esses jogos. Quem lhe dá essas informações é um homem chamado Rinaldo, que vivia na floresta e por vontade de Walter ajudava os caçadores que paravam lá. Rinaldo dá a Leon um chicote de alquimia (técnica usada para infundir poderes mágicos em objetos), e explica que aprendeu essa técnica com a família de Mathias, surpreendendo Leon, que não sabia desse conhecimento do amigo.
No jogo, passamos por diversas lutas contra monstros até finalmente chegar a sala de Walter. Chegando lá, duas coisas acontecem: a primeira é que Leon ataca Walter com seu chicote, porém nada ocorre, já que, ainda que o chicote seja efetivo contra monstros menores enfrentados no jogo, ele não fere vampiros. E segundo, Walter entrega Sarah, a esposa de Leon, como recompensa por ele ter chego tão longe.
Ao sair do castelo, Leon descobre que sua esposa foi transformada em Vampira, e está quase se transformando por completo. O único modo de salvá-la seria matar Walter, o vampiro que a mordeu, porém, sem a arma necessária, não havia esperanças. Sua unica opção seria deixá-la virar um monstro ou matá-la.
Rinaldo explica que, se Leon desejasse, poderia matar Sarah com seu chicote, e com a ajuda da alquimia, transferir sua alma para a arma, que passaria a ser capaz de matar vampiros a partir daquele momento. Sarah ouve a conversa e implora a Leon qu ele faça isso, e ainda que relutante, ele aceita.

Ao matar Sarah, seu chicote se transforma no Vampire Killer (matador de vampiros), a arma que é utilizada por todas as gerações do Clã Belmont e inclusive aparece na série, sendo usada por Trevor.
Vou deixar aqui a cena do jogo do momento da criação do chicote, que ainda que não esteja no melhor dos gráficos (o jogo foi lançado há mais de 10 anos) é ótima e icônica, por ter sido o começo da luta dos Belmont contra vampiros.





Após a criação do chicote, Leon volta ao castelo e derrota Walter, sendo ele o primeiro vampiro a ser derrotado por um membro da família Belmont, e assim que isso ocorre, a Morte (personagem também recorrente nos jogos de Castlevania) aparece e rouba a alma de Walter dando ela ao seu mestre. Para surpresa de todos, o mestre da Morte é ninguém menos que Mathias Cronqvist, que possuía uma pedra chamada "Crimson Stone", que detinha o poder de roubar a alma de vampiros e passá-las ao seu possuidor. Ao receber a alma, Mathias também receberia junto a maldição do vampirismo, passando então a também ser um vampiro. Além disso, por possuir essa pedra, ele se torna também o senhor da morte.
No fim das contas, tudo foi um plano arquitetado por Mathias, que disse a Leon onde era o castelo do vampiro, ensinou a Rinaldo a alquimia necessária para criação do chicote, permitindo que Leon derrotasse Walter e sua alma pudesse ser roubada.
Tudo isso foi feito para que Mathias se tornasse imortal e desafiasse o poder de Deus, já que para Mathias, Deus fora o culpado pela morte de sua esposa, se revoltando também contra a Igreja.

Dito isso, ainda temos que lutar contra a Morte (que aliás, como comentário pessoal é uma fase bem complicada). Ao final do jogo, Leon promete que ele e toda a sua família sempre lutarão contra o mal e derrotarão Mathias, sendo esse o início do Clã Belmont de caçadores.
Em contra partida, Mathias passou a ser o mais poderoso vampiro, que viveu durante anos acumulando poderes e passou a ser conhecido como Drácula.






E quem é Alucard?


Adrian Tepes é o filho de Drácula com sua segunda esposa Lisa, a humana que é retratada na série da Netflix. Por ser filho de uma humana com um vampiro, Adrian é um Dhampir, o que significa que, ainda que ele tenha todos os poderes e forças de um vampiro, ele não perdeu sua humanidade, tendo também a capacidade de ser bom como sua mãe. Ele é forte, rápido, e tem habilidades como as de se transformar em lobo, névoa e morcego, além de ser um exímio espadachim. 

Sua mãe pregava a bondade e dizia que os humanos não deveriam ser feridos por vampiros, ideal que Adrian sempre se esforçou para seguir. Após a morte de Lisa, Drácula jurou vingança a todos os homens, e Adrian se opôs a ele, defendendo o que sua mãe acreditava. Ele travou uma batalha contra seu próprio pai e acabou gravemente ferido, tendo que se afastar por um tempo para se recuperar. 
Ele então passou a lutar contra seu pai e, mesmo sendo um vampiro, ele é o completo oposto de Drácula, e por conta disso, adota o nome de Alucard: que é Dracula escrito de trás para frente (já tinha reparado isso? Demais, né?).

Alucard - ou Adrian Tepes - Também conhecido como melhor personagem da p**** toda

                  Alucard e Trevor são a mesma pessoa?

Sim! Mas calma que essa é outra história. Eu explico: em 2011 a Konami lançou uma nova série chamada de "Castlevania: Lords of Shadow", que com três jogos serviu como uma espécie de reboot, contando uma história completamente diferente mas ainda assim mantendo os elementos principais. 
Resumidamente, nessa nova série de games, acompanhamos a história de Gabriel Belmont (olha a família ai de novo) que fazia parte da "Irmandade da Luz", grupo que lutava contra as forças do mal. Ele também perdeu sua esposa Marie (jamais seja uma mulher nesses jogos ou você vai acabar morrendo). Marie teve um filho de Gabriel, chamado Trevor, mas ela não chegou a contá-lo sobre o filho.
No jogo sua missão é restabelecer a conexão entre os céus e o mundo dos homens, derrotando três Lordes das Sombras.  Ele acreditava que desse modo traria sua esposa de volta, mas além disso não ser possível, ele descobriu que na verdade ele mesmo matou Marie, pois sem ele saber, colocaram nele a máscara do diabo, o deixando sem controle. Em certo momento, Gabriel derrota o próprio diabo, e em seguida descobre a existência de um monstro ainda pior que está preso, porém prestes a fugir. Para conseguir entrar na prisão desse demônio, ele não poderia ser humano, sendo necessário se transformar em um vampiro, ao beber o sangue de uma vampira "amigável" que ele tinha conhecido.
Ao derrotar também esse demônio, ele absorve sua alma, se tornando um vampiro ainda mais poderoso e se revoltando contra Deus. 
Anos se passam e descobrimos que Gabriel sobreviveu, e agora se denomina Dracul, o príncipe das trevas, ou seja, nessa versão o Drácula é um Belmont.
Quando Trevor têm 25 anos, ele já é casado e com um filho, (por curiosidade sua esposa é Sypha Belnades) e ele descobre ser filho de Drácula e que seu pai foi o responsável pela morte de sua mãe. Ele recebe a missão de matá-lo pela Irmandade da Luz e parte em uma viagem para concluir a missão e limpar o nome da família.
Ele perde e é morto pelo próprio pai, e em seu leito de  morte, revela a Drácula que ele é seu filho.
Desesperado e extremamente triste, Drácula dá o próprio sangue ao filho para que o mesmo reviva como um vampiro. Sua tentativa não dá certo, e como ele não chegou a saber o nome que Marie deu a ele, em seu caixão o nome escrito é "Alucard", por Trevor ter se oposto ao pai. 
Muitos anos depois Trevor acorda como vampiro, já com outra aparência, e passa a ser conhecido como Alucard, sendo assim, Trevor e Alucard são a mesma pessoa.
Se você quiser saber um pouco  mais sobre essa nova saga, confira esse ótimo vídeo do canal Sandman.

Trevor Belmont (já transformado em Alucard) e Gabriel Belmont (Drácula)


Obviamente essa história não foi a utilizada na série, e a oficial continua sendo a de "Lament of Innocence", mas quis colocar essa versão aqui a nível curiosidade, e por ser a mais atual. Inclusive, indico muito toda a série de jogos, até mesmo os mais antigos, que podem não ser muito "modernos" mas compensam na diversão.

Sypha, Trevor e Alucard em "Castlevania" da Netflix


Agora você sabe a história até aqui, e quando a segunda temporada chegar, você já vai conhecer a saga do Clã Belmont e do Drácula. É claro que a Netflix pode explorar toda uma nova versão da história, e acertaram em cheio ao escolher "Castlevania III" como inspiração, por ser o melhor ponto de partida e possibilitando muita coisa a ser contada daqui pra frente.
Netflix querida, estamos aguardando ansiosamente a segunda temporada (e quem sabe uma versão live action também)!
Fãs vocês já tem, com certeza.





Um comentário