Pare tudo o que está fazendo e vá imediatamente assistir a série "Demolidor", parceria entre a Netflix e a Marvel. Tá ok, não precisa correr tanto, até porque todos os episódios já estão disponíveis e não vão fugir pra lugar nenhum. Mas acredite: quanto mais cedo você ver, melhor, porque "Daredevil" é um dos maiores acertos dos últimos tempos quando o quesito é "série de tirar o fôlego". Ela agrada quem conhece e quem não conhece a história do sombrio herói, por ter um conteúdo muito mais sério e adulto do que o que estamos acostumados. Como muito tem sido dito nos últimos dias, Demolidor trouxe à Marvel a escuridão que não conhecíamos, e, entre tantas outras razões, esse pode ser o principal segredo para ser uma série tão sensacional. É quase um filme, só que de 13 horas, o que deu muito mais liberdade para vermos um crescimento progressivo diante de nossos olhos.
Não espere ver piadas, romances ou lutas irreais, mas sim seriedade, escuridão e muito sangue. "Demolidor" vai no caminho oposto das recentes produções da Marvel e desperta um lado muito mais intenso e humano de um herói. Tanto que, o protagonista não pode nem ser exatamente classificado como um herói, já que seus ideais podem ser um pouco deturpados e diferentes, e seu senso de "certo" e "errado" não agradaria a todos, por assim dizer. É de certo modo um retrato da humanidade com diferentes tons de realismo, mostrando aspectos terríveis e vergonhosos da sociedade, como corrupção, violência, manipulação e a loucura interior que existe em cada um de nós. Até mesmo as cores das cenas de Hell's Kitchen, a cidade onde a história se passa, são mais cinzas e frias, tornando o ambiente mais sombrio por si só. Os personagens completam essa obscuridade da série, que possui censura 18 anos já não é a toa.
Matt Murdock é um advogado cego que acaba de abrir uma firma com o amigo Foggy Nelson, com o objetivo de fazer a diferença na cidade de Hell's Kitchen com a ajuda da lei. O que ninguém sabe é que Matt tem um passado um tanto quanto conturbado e é cheio de segredos. O acidente que o deixou cego, apesar de ter tirado dele sua visão, lhe desenvolveu outros sentidos, fazendo com que ele consiga sentir coisas que a maioria das pessoas não conseguiria, como por exemplo, ouvir batimentos cardíacos e saber se alguém está mentindo ou falando a verdade. Após perder seu pai ainda criança e testemunhar a selvageria humana, ele começa um processo de adaptação e acaba cruzando o caminho de Stick, um homem misterioso que o ensina a aprimorar suas habilidades. Anos depois, Murdock resolve aproveitar tudo o que aprendeu e sai mascarado pelas ruas para solucionar uma trama de imoralidade e corrupção que envolve os homens mais poderosos da cidade. Ainda que de dia ele seja o incorruptível advogado sem experiência que demonstra acreditar cegamente (literalmente) na lei, à noite ele é um homem que, utilizando da força bruta, resolve com as próprias mãos o que não se é resolvido no tribunal. Ele percebe que a lei é falha e que nem sempre significa justiça, fazendo com que ele questione os próprios princípios e se coloque em uma posição delicada, lidando com assuntos como assassinato, mentiras e religião. Matt é católico fervoroso, então é difícil equilibrar suas crenças com suas ações. É dito na série que ele não possui uma armadura de ferro ou um martelo mágico, então nada explica ele conseguir "chutar os traseiros" dos bandidos. Essa frase exemplifica bem quem é o Demolidor (além de confirmar que o universo da série é o mesmo dos Vingadores), pois ele não possui poderes divinos ou financeiros. O que possui nada mais é do que agilidade e a vontade de fazer a diferença. Isso sem contar é claro, o fato dele ser cego, o que torna tudo mais improvável e imperfeito quando comparado aos padrões de super heróis. Todo esse enredo combinado com a impecável atuação de Charlie Cox (O querido Tristan Thorn de "Stardust") transportam ricamente um personagem incrível das páginas das HQs diretamente para a tela. E uma novidade que animou e muito os fãs, foi o fato de Cox ter assinado um contrato para estar também nos filmes da Marvel (provavelmente em Guerra Civil e quem sabe em Guerra Infinita), ou seja, o teremos também nas telonas.
"Não busco penitência pelo o que fiz, peço perdão pelo o que vou fazer..." - Murdock, Matt
Wilson Fisk (inglês e espanhol é...) é o principal antagonista da primeira temporada e maior inimigo do Demolidor. Um dos mais aclamados e terríveis super vilões da Marvel é um homem misterioso, estrategista e fatal. A princípio é fácil se iludir achando que ele será somente um mafioso se escondendo atrás de seu pessoal com medo de enfrentar as coisas de frente. Esqueça isso. Logo em suas primeiras cenas percebemos seu lado perverso, violento e até sinistro. Sua origem macabra também é contada na série, tornando-o ainda mais surpreendente e assustador. É um personagem riquíssimo em detalhes, caminhando em uma fina linha entre o brilhantismo e loucura, servindo como uma boa "síntese" de alguns dos piores aspectos da humanidade, com seus terríveis atos maquiados em boas intenções. Sua interpretação genial feita pelo mito Vincent D'Onofrio é tão real e cruel que chega a ser apavorante em alguns momentos, com falas excelentes e com cenas que fazem você sentir um arrepio na espinha. Fisk (inglês e espa... tá, parei) e Murdock estão em lados opostos do tabuleiro, mas são parecidos em algumas perspectivas, pois ambos querem o "melhor para a cidade" e estão dispostos a fazerem tudo (ou quase tudo) para um bem maior. A principal diferença deles esteja talvez nos limites, só que ainda não conhecemos os limites de nenhum dos dois, o que pode levar o rumo da série para qualquer direção.
"Eu percebi que essa cidade era parte de mim, estava no meu sangue. E eu faria qualquer coisa para torná-la um lugar melhor..." - Fisk, Wilson
Foggy Nelson, Karen Page e Claire Temple |
Ainda que a maior trama seja a envolvida com Wilson e Matt, não pense que os personagens secundários não têm destaque: eles têm, e muito!O braço direito de Fisk, James Wesley, é responsável por ótimas passagens e falas, estando sempre ao lado do Rei do Crime e resolvendo os problemas dele para que nada aborreça o chefe. Ao lado de Matt está o seu fiel amigo de faculdade Foggy Nelson, que por si só já é um personagem cativante e engraçado, mas sua relação com Murdock vai sendo explorada gradativamente, o tornando ainda mais interessante. Ele ainda tem fé na lei, no seu trabalho, e ainda que não seja o típico advogado Americano, seu caráter e busca pela justiça são admiráveis.
Ver as fotos e imagens de Karen Page nos trailers e divulgações, pode te fazer crer que ela é um rostinho bonito que será a donzela em perigo, mas ela está longe disso. Uma personagem surpreendente, bipolar e em um intenso processo de transição, é a prova viva de que "não se pode julgar um livro pela capa".
A enfermeira Claire Temple conhece Demolidor em uma situação bem complicada e, ao escolher ajudá-lo, acaba se envolvendo em seu mundo turbulento. Ela é uma mulher forte, independente, prestativa e bem racional, sendo uma luz de razão na louca vida de Matt e uma das poucas pessoas que conseguem opinar sobre seus atos e fazê-lo pensar. A concepção dos personagens já seria incrível sozinha, mas, como é de praxe em produções da Marvel, a escolha do elenco deixa tudo ainda melhor.
Netflix e Marvel se uniram para produzir uma série e conseguiram unir tantos bons aspectos em uma coisa só que seria impossível não ser um sucesso. E os 13 episódios lançados no mesmo dia são isso: um enorme sucesso. Ela reúne as clássicas complexidades que existem na vida de um herói, como sua busca pela verdade e dificuldade em esconder a identidade secreta, protegendo os que pra ele são importantes e lutando pela justiça. Mas em Demolidor, tudo é mais bruto e real, servindo de reflexão sobre a bárbara veracidade a nossa volta. A corrupção das autoridades; a violência das ruas; a capacidade das pessoas de serem egoístas; a desarmonia de princípios. Não há espaço para muita fantasia, Matt é apenas um humano tentando fazer a diferença de seu modo. Essa é a genialidade da coisa.
Vale muito a pena assistir essa maravilhosa produção se você quer ver a Marvel sobre uma nova perspectiva. E mesmo que não ache interessante uma mudança drástica, assista, pois ainda que existam tantas diferenças, a essência ainda está lá. Então corra para o Netflix o quanto antes e não perca a oportunidade de conhecer um novo lado de um herói. Ah, e preste muita atenção, porque tem cameo de Stan Lee lá também! Digo com orgulho que consegui perceber sozinha. Será que você percebe?
Várias pessoas já me falam que tenho que assistir a essa série, mas a pobreza sem Netflix ainda não permitiu! Assim que tiver a oportunidade vou ver com toda a certeza! Um beijo : *
ResponderExcluirAssiste sim que você não vai se arrepender! Pena que só são 13 episódios! Eu me viciei e agora todo dia quando chego em casa fico pensando que poderiam ter mais 50 episódios para eu continuar assistindo :P
ExcluirUm abraço ;*
A série que conquistou os fãs <3 haha
ResponderExcluiradorei sua opinião
http://ruasazuis.blogspot.com
Obrigada! A série merece esse sucesso todo, foi muito bem criada e produzida *-*
ExcluirUm abraço ;*
Assim que possível vou tirar um tempo pra assistir a série.
ResponderExcluir"Ainda que de dia ele seja o incorruptível advogado sem experiência que demonstra acreditar cegamente (literalmente) na lei..." SOUZA, Caroline (Rindo horrores aqui...)
Texto excelente, parabéns!
Só acho que vc deveria cobrar do Fisk pelo merchan, mas tudo bem...
Kkkkkkkkkkkk muito obrigada! Já mandei um e-mail cobrando, se não mandarem pagamento vou processar na Nelson & Murdock ;)
ExcluirMas sério, tenta assistir sim porque vale muito a pena!
Um abraço ;*
Eu comecei a ver Daredevil também, estou na metade da temporada e estou amando. Achei bem diferente do que normalmente a Marvel apresenta, já que geralmente as histórias são um tanto quanto "infantis", e Daredevil não tem nada disso. Compartilho da sua opinião, e também acho que vale super a pena ver a série.
ResponderExcluirAliás, conheci teu blog agora, e achei tudo perfeito por aqui, parabéns, estou seguindo e acompanhando. Beijos
Desfocando Ideias
Sim! Acho que a melhor parte sobre Daredevil é que ela é diferente, então você se surpreende a cada cena e nunca espera o que está por vir.
ExcluirAh, muito obrigada mesmo, fico muito muito feliz que tenha gostado do blog! Visitei o seu e estou encantada, ele é incrível demais <3 Já estou seguindo!
Um abraço ;*
Eu AMEI Daredevil. Foi uma das melhores séries que eu já assisti nos últimos tempos (e olha que eu já assisti muitas). Matt é um personagem carismática, assim como o Foggy e a Karen. No entanto, o que eu mais - com certeza - gostei, foi do desenvolvimento do Fisk. QUE VILÃO! As cenas de lutas bem coreografadas, ensaiadas e SINCERAS, sem aqueles grandes efeitos que tiram toda a realidade de uma cena. O roteiro espetacular, bem amarradinho, fechadinho, deixando apenas ganchos para futuras temporadas, sem enrolar o telespectador... Essa série é uma obra prima. Ansiosa para a season 2!
ResponderExcluirAliás, descobri teu blog e adorei as postagens. Bem a minha cara. Estou lhe seguindo. :3
Beijos!
http://anneandcia.blogspot.com.br/
Impossível não amar né? A Segunda temporada então, maravilhosa! (Demorei tanto a responder que ja saiu até a segunda temporada né kkk)
ExcluirMas você falou bem, as cenas são sinceras e o roteiro é bem amarrado, não deixa um monte de ponta solta pra gente se perder depois.
Muito muito obrigada pelo comentário!
Um abraço ;*