TOP 8 - Meus filmes favoritos com vampiros



Filmes de Vampiros estão presentes na cultura pop há muitos anos, e sua figura misteriosa sempre atraiu o imaginário dos espectadores, possibilitando desse modo muitas produções com temáticas e gêneros diferentes, mas sempre contando com a presença dos nossos amigos dentuços.

Resolvi fazer uma lista com 8 dos meus filmes favoritos sobre vampiros, sendo eles especificamente com o tema vampiresco ou pelo menos que tenham um vampiro entre os personagens principais.


8 - Drácula - Morto, mas feliz (1983)



Quando disse que esse amor por vampiros possibilitou filmes dos mais variados gêneros, eu não estava brincando. "Drácula - Morto, mas feliz" é o exemplo perfeito disso, por se tratar de um filme de comédia pastelão sobre o mais famoso de todos os vampiros. 
Estrelado pelo saudoso Leslie Nielsen, o filme acompanha a vida de Reinfield (Peter McNicol), procurador que se torna acidentalmente o servo do Conde Drácula, e tenta ajudá-lo a conseguir uma esposa. Sendo uma sátira direta a obra de Bram Stoker, a produção conta com piadas simples num estilo besteirol, além de zombar de clichês sobre vampiros, como algumas de suas habilidades, a sexualização das criaturas e até no modo como os diálogos geralmente se desenvolvem. Com o roteiro, direção e produção de Mel Brooks (que também atua no longa como Van Helsing), o
filme é bem "Sessão da tarde", e não deve ser levado muito a sério se sua intenção é simplesmente rir um pouco. Assistia muito quando era criança, e não tinha coragem para assistir filmes mais sérios.


7 - Entrevista com o Vampiro (1994)


 
Baseado na saga de livros criada pela incrível autora Anne Rice, acompanhamos a história de Louis (Brad Pitt), um homem que é transformado em vampiro por Lestat (Tom Cruise), e ainda que seu criador considere o vampirismo uma dádiva, Louis compreende sua condição como uma maldição e entra em uma espécie de crise existencial.

A parte mais interessante, além da ambientação sombria e um elenco cheio de estrelas (ainda que Rice não tenha aprovado a escolha de Cruise como seu Lestat), é com certeza a narrativa da história, contada por Louis em uma entrevista para um repórter.
Lembro de ter visto o filme pela primeira vez quando era criança e na época achei assustador e parado a princípio, mas depois aprendi a gostar por perceber a dualidade da história.


6 - Anjos da Noite - A Rebelião (2009)




Entre ótimos longas de uma saga vampiresca que conquistou o público ao longo dos anos, tenho o terceiro filme como meu favorito,o chamado "Anjos da Noite - A Rebelião". Ainda que tenha sido oficialmente o terceiro lançado, ele é o primeiro na ordem cronológica, por mostrar como se deu o início da guerra entre os nobres vampiros e os selvagens Lycans (lobisomens).

Ainda que a trama principal se desenrole a partir de um romance proibido entre uma vampira e um lobisomem, o filme leva em conta diferenças sociais e ideais, além da busca pela liberdade e o poder do trabalho em conjunto. Talvez eu esteja dramatizando demais a coisa toda, porque as cenas de luta são de tirar o fôlego, sendo de fato o destaque do longa, sem contar do visual incrível dos personagens. Caso você nunca tenha assistido um filme da saga, "Anjos da Noite - A Rebelião" é perfeito para você se situar no universo sombrio e começar a acompanhar a disputa clássica entre vampiros e lobisomens (destaque para a atuação do maravilhoso Bill Nighy).


5 - Sombras da noite (2009)




A parceria entre Tim Burton e Johnny Depp foi sempre uma das minhas favoritas do cinema, e ainda que eu não fosse familiarizada com Barnabas Collins (personagem de"Dark Shadows", série da ABC que foi ao ar de 1966 até 1971 e serviu de inspiração para o longa), na época em que o filme foi lançado eu não pude deixar de ficar ansiosa. O longa acompanha a vida (e morte) de Collins, interpretado por Depp, homem que foi amaldiçoado com o vampirismo por uma bruxa em 1776, e após ser aprisionado por ela em um caixão por 196 anos, ele se liberta e retorna a sua antiga casa, conhecendo os descendentes de sua família. Além de um elenco maravilhoso que conta com nomes como Michelle Pfeiffer, Christopher Lee e Eva Green, o humor negro presente no longa ambientado brilhantemente na década de 70 entretém do início ao fim. A trilha sonora e a fotografia também são um show a parte. 


4 - A Hora do Espanto (2011)



Se você considerar que "A Hora do Espanto" é um remake de um filme sobre vampiros com uma temática adolescente, as chances de dar errado são muito grandes. Mas felizmente, não foi o que aconteceu. Essa pegada teen é meio que consequente por se tratar de um filme onde adolescentes se reúnem para derrotar um vampiro que acumula séculos de experiência, utilizando-se de clichês como estacas, crucifixos e até a ajuda de um suposto caçador - interpretado brilhantemente pelo David Tennant - nessa missão. É um filme que entretém, e os personagens (mesmo o vilão, interpretado
por Colin Farrell) possuem muito carisma, e diferentemente dos outros filmes citados, os "heróis" dessa história são muito mais reais, e poderiam ser qualquer pessoa comum que você conheça - como o cara que mora do lado da sua casa.
Mesmo assim, o clima tenso do "horror" se equilibra bem com os momentos cômicos, com um vampiro convincente (e meio aterrorizante) e um roteiro não tão surpreendente, mas divertido mesmo assim. 


3 - A Liga Extraordinária (2003)




Imagine o mundo vivendo como em um barril de pólvora prestes a explodir para uma guerra mundial, até que são reunidas em uma equipe, um grupo de pessoas com habilidades e conhecimentos extraordinários para salvarem a sociedade de um colapso. Acrescente o fato dessas pessoas serem personagens de clássicas obras da literatura de autores como Oscar Wilde, Robert Louis Stevenson e Bram Stoker, vivendo ao mesmo tempo nesse universo alternativo criado primeiramente para uma HQ pelo mestre dos quadrinhos, Alan Moore. Com tanto potencial, era de se esperar que o longa fosse um grande sucesso, e descordando da crítica da época que deu a ele péssimas avaliações, tenho "A Liga Extraordinária" como um de meus filmes favoritos. 

Este filme especificamente não é sobre vampiros, mas tem uma versão empoderada da personagem Mina Harker, do livro "Drácula", como um dos membros da liga, que após sobreviver ao encontro com o vampiro de Bram Stoker, passa a também sofrer com o vampirismo. 
Ainda que tenhamos personagens tão empolgantes quanto Mina, como Dorian Gray, Tom Sawyer, Allan Quatermain e Dr. Jekyll, ela é sem dúvidas minha personagem favorita da história - que poderia inclusive ser muito bem aproveitada em uma série - alô Netflix, estamos de olho!


2 - Van Helsing - O Caçador de Monstros  (2004)




Este foi muito provavelmente o filme que fez com que eu me interessasse ainda criança por filmes de monstros, e lembro de assistir tantas vezes que até hoje lembro a maior parte das falas - sem contar que aos 10 anos. convenci minha professora da quarta série a  passar o filme para a turma inteira.

Temos como protagonista Gabriel Van Helsing (Hugh Jackman), um misterioso homem que trabalha para o Vaticano como um caçador de monstros. O filme acompanha o momento que Gabriel recebe pela primeira vez a missão de matar um vampiro, criatura a qual jamais havia enfrentado. O problema é que não se trata apenas de um vampiro, mas o mais poderoso e cruel de todos, Conde Drácula (Richard Roxburgh). Ainda que obviamente os personagens principais sejam baseados nos criados por Bram Stoker, temos outros monstros, como Mr. Hyde, Frankenstein e Lobisomens. 
O roteiro é criativo, a fotografia é linda, a trilha sonora é poderosa, e como comentário pessoal, visualmente falando, é na minha opinião o filme com a mais convincente e bem feita cena de transformação de homem em lobisomem, e o melhor Lobisomem em CGI que eu já vi. 


1 - Drácula de Bram Stoker (1992)

 
 Depois de muito falar sobre vários personagens de Bram Stoker ao longo desse Top 8, chegou a hora de falar sobre o filme que é de fato sobre sua obra. Ainda que em seu título o longa afirme ser o "Drácula de Bram Stoker", existem algumas diferenças entre a produção e o livro em que se baseia, principalmente pelo fato de não haver um "romance" propriamente dito na história original. Inclusive já postei uma resenha do livro aqui no blog, não deixe de conferir clicando aqui
Mas mesmo assim, o longa produzido pelo espetacular Francis Ford Coppola passa muito longe de ser uma decepção. Ao começar pelo elenco maravilhoso que conta com nomes como Anthony Hopkins no papel de Van Helsing e Winona Ryder no papel de Mina Harker, além de uma atuação digna, intensa e maravilhosa de Gary Oldman, que nos entrega um Drácula que surpreende do começo ao fim.
A ambientação gótica e imagem sombria harmonizam com uma trilha sonora sinistra, que conseguem equilibrar entre os momentos de tensão/horror e romance. Romance este que, de certo modo, pode mudar o ponto de vista do espectador sobre o Conde, por talvez focar no último  resquício de humanidade que poderia restar nele. Já vi milhões de vezes, mas permaneço presa até o último segundo, parte por ser um roteiro bem adaptado e parte por admirar completamente até os mínimos detalhes da produção, primorosa e milimetricamente pensada para ser tudo o que um filme de vampiro deve ser. Seja ele o "Drácula de Bram Stoker" ou o "Drácula de Coppola", acho difícil que alguém consiga superar o que foi feito nesse longa impecável.


Créditos na imagem


E você? Já assistiu algum dos filmes da lista? Gosta de algum que não apareceu aqui? Não deixe de comentar seus filmes favoritos de vampiros.







Nenhum comentário