Vale a pena conferir: Filme Questão de tempo


Hoje o post é um pouco diferente. Isso porque não vou falar exatamente sobre um lançamento ou um filme baseado em livro, mas sabe quando você assiste um filme e ele meio que muda seu ponto de vista das coisas? Bem, "Questão de Tempo" é exatamente assim. Assisti já faz um tempo e ele acabou se tornando meu filme favorito, mas poucas pessoas conhecem essa obra de arte. É um longa tão bom que eu acho que todas as pessoas deviam assistir pelo menos uma vez na vida, e hoje, vou fazer o meu papel de te indicar, tenho certeza que caso resolva assistir, você não vai se arrepender.





"About Time" - ou "Questão de Tempo - é um filme de 2013 do Reino Unido, com direção e roteiro de Richard Curtis (de "Simplesmente Amor" e "Um Lugar Chamado Notting Hill") que conta a história de Tim (Domhnall Gleeson), um rapaz com uma vida completamente normal, até que, aos 21 anos é surpreendido por seu pai (Bill Nighy) que lhe conta um segredo: ele faz parte de uma linhagem de viajantes no tempo.
Seu pai lhe explica que, ao se trancar em um lugar escuro, cerrar os punhos e se concentrar, os homens da família tem a capacidade de voltar no tempo. Existem algumas limitações, já que, por exemplo, ele só poderia voltar em momentos na própria vida e em lugares que ele já esteve.
Com essa premissa, passamos a acompanhar a vida de Tim, e de como ele usa esse poder no dia a dia.



Bem, até aí não tem nada demais. Existem dezenas de filmes que falam sobre viagem no tempo. Mas a sua essência é diferente, pois ainda que seja classificado como uma "comédia romântica", ele passa longe de ser apenas isso.

Confira o trailer:



Como comentário pessoal eu não gosto muito desse trailer pelo simples motivo dele não fazer jus ao filme, já que fizeram parecer que o longa fala sobre um cara tentando conquistar uma garota. Não se engane, pois não é nada disso.
Obviamente temos romance na história (um ótimo e bem real, pra ser justa), mas tem muito mais. "Questão de Tempo" é um filme que fala sobre escolhas, família, valorizar os detalhes, viver a vida de modo pleno. É sem dúvidas um filme sobre amor, mas não só sobre amor entre homem e mulher, mas entre irmãos, pai e filho, e amor pela vida. 
Eu indico esse filme para basicamente todas as pessoas que eu conheço que gostam de cinema, e eu preciso salientar um comentário feito pelo meu tio, que após assistir disse que "o filme parece um sonho, tive a sensação de estar sonhando". Eu não poderia concordar mais.
Ao passar das cenas, nós nos identificamos com os personagens, ou associamos eles a pessoas que conhecemos. Ainda que haja ficção (já que, pelo menos até onde sabemos, não é possível voltar no tempo), as relações e acontecimentos são tão reais que é impossível não se comover e se reconhecer em algum momento.
Temos personagens cômicas, cínicas, duras, sonhadoras, deslocadas, diferentes, cruéis, mas principalmente: humanas.



Outro ponto que eu não poderia deixar de comentar é sobre a trilha sonora. Além de ter uma canção tema oficial, o longa conta com músicas lindas de artistas como Nick Cave, The Cure, The Killers e Ellie Goulding, com destaque para a cena do casamento que acontece ao som da fantástica canção italiana da década de 60 "Il Mondo" do cantor Jimmy Fontana. Aliás, a cena do casamento que acontece no filme é minha cena de casamento favorita e uma das mais incríveis já feitas, por vários motivos muito peculiares - eu só não posto a cena aqui porque essa postagem é livre de spoilers - mas caso tenha curiosidade,  você pode conferir a cena aqui.

Escute também a linda música tema composta por Nick Laird-Clowes para o filme




O elenco é também um acerto, que soube dar a dose certa de carisma, humor, doçura e sarcasmo e nos conquistam facilmente. Além de Domhnall Gleeson (o Gui Weasley de "Harry Potter" e  General Hux de "Star Wars") e Bill Nighy (o Davy Jones de "Piratas do Caribe"), temos também a linda da Rachel McAdams (Regina George de "Meninas Malvadas") e  a maravilhosa Margot Robbie (Harley Quinn de "Esquadrão Suicida").

Como se não bastasse tudo isso, "Questão de Tempo" tem uma fotografia linda e a direção impecável de Curtis, um expert em fazer filmes que nos fazem sonhar sem perceber.




Depois de alugar esse filme em DVD, assistir pela Netflix e pela TV a cabo umas 10 vezes, ganhei da minha amiga como presente no meu aniversário esse ano, e agora posso chamá-lo de meu (e assistir mais 500 vezes). É uma história leve que te encanta nos detalhes, nas falas e nas similaridades com a vida real. Mas o verdadeiro acerto é na retratação do segredo da felicidade.
Estamos sempre em uma vida tão corrida que as vezes não damos tempo e nem atenção as lindas particularidades e pessoas que constroem nossas vidas, e fazem de nós quem somos. Não reparamos o que está a nossa volta, e olhamos apenas em linha reta.
Precisamos abrir os olhos enquanto ainda temos tempo, e a genialidade do filme está justamente na capacidade de dar essa visão a quem quer que assista.
Uma obra da sétima arte, tocante, original e encantadora.
Minha indicação mais pessoal no blog, espero que caso você ainda não tenha assistido, assista assim que tiver oportunidade.
Certeza de que você sentirá o dom peculiar que "Questão de Tempo" tem de mudar pontos de vista, e de, quem sabe, mudar vidas. Foi o que aconteceu comigo.










Um comentário

  1. About Time é um dos meus favoritos. Quando eu vi a atriz Rachel McAdams no filme com o papel da filme eu fiquei muito animado! Vi no cinema e gostei. Foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. Eu amo o trabalho que Rachel McAdams faz no cinema. É uma boa atriz que geralmente triunfa nos seus filmes. Recém a vi em A Noite do Jogo um dos melhores filmes com a atriz Rachel McAdams e sendo sincero eu acho que a sua atuação é extraordinária, em minha opinião é a atriz mais completa da sua geração, mas infelizmente não é reconhecida como se deve neste filme. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um sucesso.

    ResponderExcluir