Especial Harper's Island: O Mistério da Ilha.


Em 14 de Setembro de 2009 estreava no SBT a série "Harper's Island" traduzida aqui como "O mistério da Ilha". Naquela época eu com meus 13 anos era a típica criança que tem medo até da sombra, portanto era de se esperar que eu jamais me interessasse por uma série de slasher e suspense, mas não foi bem isso o que aconteceu. A verdade é que já no terceiro episódio eu mal conseguia esperar pelo dia seguinte para saber o que iria acontecer e quem seria a próxima vítima.
E hoje, quase 10 anos depois resolvi relembrar dessa série que foi a minha favorita por muito tempo e eu curto até hoje. É como dizem: o primeiro amor a gente nunca esquece.



A Ideia:
Criada por Ari Schlossberg, a série foi originalmente transmitida de Abril até Julho de 2009 pela CBS, dividida em 13 episódios que eram exibidos semanalmente. A base da série eram 25 personagens que seriam vítimas ou suspeitos de assassinatos que ocorriam em cada episódio. Enquanto houveram capítulos em que apenas um personagem morria, chegamos a ter 5 assassinatos em um episódio só, variando muito até o final da série. Os próprios atores não sabiam quando e se morreriam, e nem imaginavam quem era a pessoa por trás das mortes.
A parte mais interessante disso é o fato de que somos manipulados a pensar que determinado personagem é o assassino, só pra mudar de ideia na cena seguinte. "Harper's Island"incita o nosso lado detetive do começo ao fim.


A História:
Em 2001 na Ilha de Harper, um homem chamado John Wakefield (Callum Keith Rennie) assassinou 6 pessoas brutalmente, e mesmo após ter sido morto pelo Xerife Mills (Jim Beaver), marido de uma das vítimas, o horror continuou pairando pela Ilha. Após o massacre, o Xerife enviou sua única filha, Abby Mills (Elaine Cassidy),  para Los Angeles com o intuito de protegê-la. Com o trauma de perder a mãe, Abby saiu da ilha para tentar seguir com a vida, mas deixou muita coisa para trás.
7 anos se passam, e Abby retorna a ilha para o casamento de seu melhor amigo Henry Dunn (Christopher Gorham). Lá ela reencontra seu pai e velhos amigos acreditando que tudo ficaria bem finalmente, mas ao contrário do que pensa, o seu pesadelo não tinha acabado. Logo ela se encontra no meio de mortes misteriosas que parecem ter sido orquestradas por alguém seguindo os passos de Wakefield. Um por um os convidados do casamento vão sendo assassinados, e Abby entra em uma luta pela sobrevivência enquanto busca respostas de questões do passado mal resolvidas.

Confira o trailer



Elenco e Trilha Sonora

Ainda que a série possua nomes não tão conhecidos até então, você vai assistir cada personagem e pensar "eu conheço esse cara de algum lugar". 
A protagonista, Elaine Cassidy, por exemplo, participou do clipe de "The Scientist" da banda Coldplay e atuou no filme "Os Outros", enquanto Christopher Gorham é conhecido por seu papel em "Ugly Betty" e esteve presente em "Once Upon a Time".
Mas certamente você vai reconhecer muitos rostos se assiste a série "Supernatural", pois muitos atores de "Harper's Island" participaram de um ou mais episódios do seriado dos irmãos Winchester, como Callum Keith Rennie e Gina Holden que estiveram no episódio "1X2 - Wendigo", Chris Gautier de "2X12 - Caminhante Noturno", e os personagens recorrentes: Jim Beaver, o Bobby Singer, e Katie Cassidy, a primeira versão da Ruby.

A trilha sonora original de "Harper's Island" já é ótima por si só, por estar presente em várias cenas intensas e aterrorizantes, deixando o clima de tensão ainda pior, porém temos ainda canções de grandes bandas como The Kooks, Death Cab for Cutie e Civil Twilight. Esta última inclusive está presente em uma das cenas mais icônicas da série, com a canção "Letters from the Sky". Relembre a cena, que buscou inspirações no filme de 1992 "O Último dos Moicanos", e é sem dúvida uma das favoritas dos fãs e provavelmente a morte mais triste da produção. *Não clique se não quiser Spoilers*.














Relembrando "Harper's Island"

Recentemente resolvi assistir de novo (pela quinta vez, na verdade) e posso garantir que a diversão continua igual a primeira vez que vi. A Série tem o dom de te prender mais a cada episódio, e mesmo que você já tenha assistido, é interessante ver outra vez agora já sabendo quem é o/a responsável pelas mortes, pois é possível perceber detalhes sutis que não tínhamos prestado atenção antes.
Existe de fato um enredo com começo, meio e fim, com um final de temporada que amarra todas as pontas soltas, e dessa perspectiva não haveria porque haver uma continuação (ainda que eu deseje secretamente isso), tendo sido "Harper's Island" um seriado criado para ter apenas uma temporada. Isso faz dela aquela produção perfeita para maratonar em um fim de semana.
Infelizmente os episódios não foram lançados oficialmente no Brasil nem em DVD e nem em alguma plataforma de streaming, mas é possível encontrar os capítulos dublados em alguns canais do YouTube. 
Também indico um especial feito pela BBC (  parte 1  -  parte 2  -  parte 3  -  parte 4  ) de entrevistas com o elenco após o fim da série, comentando sobre o mistério da identidade do assassino e contando como cada episódio se desenrolava sem que ninguém soubesse se iria ou não sobreviver. Está todo em inglês, infelizmente, mas vale a pena conferir. (Nem preciso dizer que está cheio de spoilers, né?).




Momento Fangirl



Antes de terminar o post, como comentário pessoal, preciso dividir o momento em que Christopher Gorham respondeu meu tweet depois de longos 9 anos de espera. Eu criei meu twitter em Outubro de 2009, aos 13 anos, assim que terminei de assistir "Harper's Island", pois várias pessoas divulgaram no fórum da maior comunidade da série no Orkut (sim, eu sei, eu sou velha) que alguns atores do elenco respondiam fãs no Twitter. Eu mandava muitos tweets e em algum momento recebi uma resposta de CJ Thomason  (que interpretava o Jimmy) mas até hoje não sei se realmente foi ele, pois o perfil continua sem ter sido verificado. Foram algumas tentativas frustradas, mas com o passar do tempo eu acabei desistindo. Até que em 14 de julho de 2018, quando acabei de ver a série pela quinta vez, enviei uma última tentativa para Christopher Gorham, que para minha surpresa, me respondeu:




Esqueci que tinha 22 anos e voltei a ter 13 após ler isso e saí berrando pela casa, além de ter contado essa história para todo mundo.
A lição que tiramos disso é:
1 - Jamais desista.
2 - Assista Harper's Island. Você pode se divertir muito.



Um comentário

  1. Eu amo essa série. Me frustra saber que não vai ter mais continuação.

    ResponderExcluir